Sociedade Segurança Sete distritos sob alerta máximo na Zambézia

Sete distritos sob alerta máximo na Zambézia

Sete distritos da província da Zambézia, nomeadamente Maganja da Costa, Pebane, Inhassunge, Chinde, Namacurra, Nicoadala e a cidade de Quelimane, poderão ser assolados, a partir deste mês até Março do próximo ano, por chuva forte acompanhada de trovoadas.

O período chuvoso e quente é de Outubro a Março de cada ano em Moçambique. Neste período, registar-se-ão, naqueles distritos, cenários de ciclone, com uma tendência de se estender para quase todos s distritos da província.

Além da Zambézia, alguns países como a Zâmbia, República Democrática do Congo e o Malawi, poderão igualmente ser assolados, devido à enchente dos caudais dos rios Chire, Licungo e Zambeze, e queda irregular da chuva que se possa verificar nesse período, segundo o delegado do Instituto Nacional de Meteorologia na Zambézia, Alberto Colarinho.

O responsável, que falava à Rádio Moçambique, exortou o envolvimento de todos para acautelarem-se e tomar as medidas que para a mitigação antes, durante e depois deste período.

Para evitar casos de surpresa, Alberto Colarinho exortou a população não só dos distritos considerados propensos às calamidades, como de toda a província para se informar através dos órgãos de comunicação social sobre as técnicas a serem usadas nesta época.

Recomendado para si:  Governo cria Força-Tarefa para enfrentar a crise de financiamento no sector da saúde