Sociedade Educação UP gradua mais de mil estudantes

UP gradua mais de mil estudantes

A cerimónia teve lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, na cidade de Maputo. Do universo dos graduados, 1058 são licenciados em diversos cursos e 30 mestrados.

A UP, com perto de 40 mil estudantes em todas as províncias do país, congratula-se pelo facto de graduar no presente ano, 3913 estudantes, entre técnicos superiores da Educação e de outras áreas do saber.

Dos 3913 graduados, 860 são da Delegação de Nampula, sendo que 845 são licenciados e 15 mestrados; 418 na Delegação de Quelimane, com 415 licenciados e três mestres; 810 na Delegação da Beira, com 803 licenciados e sete mestres.

Ainda ao longo do ano em curso, a UP graduou 127 na Delegação da Massinga, sendo 126 estudantes com grau de licenciatura e um mestre, 358 na Delegação da Maxixe, com 358 licenciados e três mestres e 252 na Delegação de Gaza, com 248 licenciados e quatro mestres.

Falando na ocasião, Arlindo Chilundo fez menção ao facto de o Governo ter aprovado recentemente a estratégia de financiamento do Ensino Superior e que espera ter maior comparticipação dos beneficiários, nomeadamente os estudantes e suas famílias, de acordo com o escalonamento da sua capacidade, que deverá ser vista como um acto nobre de exercício de cidadania.

Chilundo referiu que o Governo vai continuar com o sistema de bolsas para apoiar apenas os estudantes mais necessitados e que, por isso, não tenham capacidade de custear a sua formação.

Acrescentou que o Governo aprovou igualmente a introdução de bolsas/empréstimo, que serão acessíveis a todos os cidadãos.

“Esta nova estratégia de financiamento do Ensino Superior vai promover uma gestão mais eficiente e mais transparente dos recursos que o Estado continuará a canalizar e vai promover o alinhamento das suas acções de ensino, investigação e extensão com as áreas estratégicas de desenvolvimento social e económico”, disse.

Por seu turno, o Reitor da Universidade Pedagógica, Rogério Uthui, fez questão de lembrar aos presentes que a UP é a maior universidade do país e a única que tem selo made in Moçambique.

Em Maputo, esta foi a décima oitava cerimónia de graduação, numa altura em que a UP vai completar 28 anos de existência, com perto de 40 mil estudantes.

Noticias