A consolidação da paz e unidade entre os moçambicanos devem constituir pressupostos de importância angular, que jamais devem ser substituídos por discursos atentatórios às conquistas colectivas dos 23 milhões de concidadãos, traduzidos em ameaças de retorno à guerra que não é desejada por ninguém no país.
O apelo do estadista moçambicano foi feito durante o comício que orientou na manhã de hoje na localidade de Chipembere, Posto Administrativo de Chioco, no distrito meridional de Changara, o último dia da Presidência Aberta e Inclusiva à província de Tete. Contudo, Armando Guebuza continuara em Tete, onde, quarta-feira, devera visitar algumas unidades económicas e sociais.
À semelhança dos anteriores, o comício de hoje foi marcado por uma afluência de centenas de residentes.
Guebuza saudou a província de Tete por acolher, com sucesso, a 11ª edição dos Jogos Desportivos e Escolares que, de 20 a 29 de Julho último, movimentaram cera de 1.894 pessoas entre atletas, agentes, treinadores, dirigentes e outros intervenientes do ramo desportivo.
Os Jogos Escolares, decorridos nas cidades de Tete e na Vila Municipal de Moatize, permitiram juntar alunos de todas as províncias de Moçambique, que percorreram o território nacional a fim de chegar ao epicentro dos jogos.