Politica Maganja da Costa supera metas

Maganja da Costa supera metas

O chefe das Operações no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral na Zambézia, Abdul Rajab, disse esta semana à nossa Reportagem que, apesar de se ter ultrapassado o plano, o recenseamento no município da Maganja da Costa continua a decorrer sem sobressaltos, com os eleitores a afluírem aos postos, procurando habilitar-se para o primeiro voto autárquico.

Maganja da Costa é o mais novo município da província da Zambézia e os cidadãos aderiram com muita rapidez ao processo de recenseamento. No princípio haviam fortes receios de que o processo seria um fracasso, mas a consciência dos cidadãos foi mais forte do que se pensava. Valeu também a campanha de educação cívica levada a cabo pelos diferentes intervenientes no processo político, nomeadamente os órgãos eleitorais, os partidos políticos e a sociedade civil Entretanto, os municípios de Alto Molócuè e Guruè ainda não atingiram cinquenta por cento dos eleitores previstos.

Os órgãos eleitorais na vila municipal de Alto Molócuè têm como meta recensear 40.416 eleitores, mas até ontem tinham sido alistados apenas 16.945, o que corresponde a 41.93 por cento dos eleitores inscritos. Em relação à cidade de Quelimane, dos 91.067 eleitores previstos estão até agora alistados 30.932, numa cifra de 33.97 por cento.

Dados avançados por aquele responsável indicam que nas cidades de Quelimane e Mocuba os potenciais eleitores têm vindo a afluir aos postos de votação. Na capital provincial da Zambézia, por exemplo, registaram-se nos últimos cinco dias vinte mil eleitores, mercê do trabalho de educação cívica dos eleitores nos centros de maior concentração de pessoas, nomeadamente mercados, igrejas e estações de autocarros.

Recomendado para si:  Casos de cólera ultrapassam dois mil em Nampula

O STAE já recenseou em Quelimane até ao momento mais de 90.690 de um universo de 123.166 eleitores previstos, o que corresponde a 73.73 da meta. Os chefes das Operações do STAE Provincial estão optimistas que a nível da cidade de Quelimane até ao final do censo serão recenseados 78.80 por cento dos eleitores. Na cidade de Mocuba estão já inscritos 100.022 eleitores, correspondente a 45.76 por cento.

Dados em nosso poder indicam que nos seis municípios, nomeadamente Quelimane, Mocuba, Guruè, Alto Molócuè, Milange e Maganja da Costa, já foram recenseados 208.174 eleitores, de um universo de 384.266 votantes. Dados globais indicam que o número de eleitores recenseados é de 55.17 por cento.

Entretanto, no contexto da mobilização dos eleitores para se recensearem, o STAE Provincial promove este fim-de-semana três espectáculos musicais com músicos locais nos municípios de Quelimane, Mocuba e Guruè. Os espectáculos musicais visam mobilizar os eleitores que ainda não se inscreveram para irem aos postos de recenseamentos para regularização a sua situação eleitoral.

Noticias

Destaques da semana