O Estado moçambicano contraiu crédito de 217 milhões de dólares norte-americanos ao Exim Bank da Índia. O dinheiro visa financiar obras públicas e habitação.
Ontem, o ministro das Finanças, Manuel Chang, assinou o acordo de crédito no valor de 217 milhões de dólares norte-americanos, destinado ao financiamento de três projectos do referido sector.
O primeiro projecto irá abranger a província de Sofala e consiste na reabilitação da estrada entre Tica, Búzi e Nova Sofala, e está avaliado em cerca de 150 milhões de dólares norte-americanos. A iniciativa visa desenvolver infra-estruturas, permitindo maior circulação de viaturas e bens naquele ponto do País.
O segundo projecto consiste na construção de 1200 casas nas províncias de Tete, Zambézia e Cabo Delgado, no valor de 47 milhões de dólares norte-americanos que de acordo com o executivo este projecto pretende proporcionar o direito à habitação aos jovens daquelas províncias.
Último projecto a ser financiado através deste acordo é o desenvolvimento de Água Rural – Fase III, nas províncias de Manica, Zambézia e Nampula, no valor de 20 milhões de dólares norte-americanos e espera-se que através do mesmo haja maior acesso a água potável às populações destas zonas.
Canal Moz