Este sentimento foi ontem manifestado aos jornalistas pela Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, à sua chegada ao posto administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakaze, dando assim início a uma visita de trabalho de seis dias à província de Gaza.
Segundo ela, este assunto constitui um dos temas de grande importância que irá discutir com diversos actores naquele ponto do país, por acreditar que com a união de esforços de todos, poder-se-á evitar óbitos da mulher durante a gravidez e no decurso do parto, bem como da criança.
Por outro lado, Maria Guebuza disse ser igualmente de extrema relevância levar-se a cabo a disseminação de mensagens educativas visando o encorajamento da mulher na observância do planeamento familiar, para permitir que a mãe e o filho possam gozar de uma melhor saúde.
Na sua digressão à Gaza, que irá incluir os distritos de Mandlakaze, Chibuto, Chókwè, Bilene-Macia e Xai-Xai, a esposa do Presidente da República, irá visitar unidades de índole social, manter encontros com líderes comunitários e religiosos, para além de orientar diversos encontros com as populações locais.
Ainda ontem, teve a oportunidade de visitar um centro de reabilitação nutricional na vila de Mandlakaze, uma instituição sob responsabilidade de uma congregação religiosa cristã, para além de ter mantido encontros com a AMETRAMO e outras figuras locais mais influentes.
Refira-se que na sua deslocação amanhã a Chibuto terá a oportunidade de inaugurar uma unidade sanitária na periferia da urbe, e no dia seguinte, em Xai-Xai, proceder à abertura e entrega solene de um total de 26 salões de cabeleireiro no Mercado Limpopo.
Ainda na cidade de Xai-Xai, irá orientar uma palestra no Centro de Formação de Professores Primários Eduardo Mondlane, sobre a prevenção do cancro do colo do útero, da mama, da próstata, bem como sobre questões ligadas à saúde materno-infantil e planeamento familiar.
Noticias