Desporto João Chissano, no lugar de Engels, prepara os “Mambas” para jogo com...

João Chissano, no lugar de Engels, prepara os “Mambas” para jogo com Egipto

O técnico João Chissano vai assumir interinamente o cargo de seleccionador nacional de futebol, em virtude da demissão do alemão Gert Engels após a vergonhosa derrota domingo diante da Guiné-Conacry (6-1) em partida da quarta jornada e que marcou o arranque da segunda volta, isto no Grupo G de qualificação ao Mundial-2014.

Citado pelo jornal Notícias, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, João Chissano é de qualidade reconhecida e já acumulou experiência e maturidade suficientes como treinador de futebol e adjunto técnico dos “Mambas”, isto desde a altura que o seleccionador nacional era o holandês Mart Nooij.

Feizal Sidat disse que era inoportuno abordar a questão da demissão de Gert Engels, em virtude de se estar nas vésperas de mais um jogo. Os “Mambas” defrontam domingo o Egipto no Estádio da Machava, em partida da quinta jornada (penúltima) de qualificação ao Mundial-2014.

Feizal Sidat afiançou que a FMF vai se pronunciar sobre a demissão de Gert Engels em reunião ordinária na próxima semana.

“Vamos tomar uma decisão sobre o assunto. Por enquanto importa dizer que João Chissano e Mano-Mano vão estar à frente da equipa”, assegurou ao Notícias.

Questionado sobre o paradeiro de Gert Engels, o presidente da FMF disse que não regressou ao país porque teme represálias do público. Feizal Sidat anotou que Gert Engels mandou um correio electrónico (email) para a federação renunciando o cargo que vinha exercendo desde Outubro de 2011.

A fonte disse, adiante, que a FMF vai aceitar a renúncia, tendo em conta que os objectivos para os quais o treinador foi contratado não foram alcançados, nomeadamente o apuramento ao CAN-2013 e qualificação ao Mundial-2014.

“Não é oportuno tocar neste assunto nesta altura que estamos a quatro dias do jogo com o Egipto. Vamos, a partir da próxima semana, nos pronunciar da situação de Gert Engels”, comentou.

De salientar que Gert Engels assinou um contrato de três anos por objectivos que ia até ao final de 2014. Como mandam as regras, Gert Engels deverá regressar a Maputo para rescindir formalmente o contrato de trabalho com a FMF.

João Chissano, no lugar de Engels, prepara os "Mambas" para jogo com Egipto

Mambas Retomam Preparação

A Selecção Nacional retomou ontem à tarde, no Estádio da Machava, os trabalhos de preparação com vista ao embate com o Egipto no domingo. João Chissano chamou os mesmos jogadores que já constavam da lista inicial, incluindo Aguiar e Chico, da Liga Muçulmana, solicitados nas vésperas da partida para Guiné-Conacry devido à onda de lesões que afectou a espinha dorsal da equipa, com destaque no sector defensivo.

Os “centrais” Zainadine Jr., Gabito e Mexer, bem como o ponta-de-lança Clésio, todos acometidos com lesões nas vésperas da viagem para Conacry, foram novamente convocados. João Chissano disse que o grupo mantém-se e que qualquer nova solicitação de jogadores dependerá da resposta à convocatória, que é praticamente a mesma.

Lista dos Convocados

Guarda-redes – Ricardo Campos e Gervásio

Defesas – Miro, Mexer, Zainadine Jr., Gabito, João Mazive, Aguiar, Chico e Dito

Médios – Dominguez, Jumisse, Momed Hagy, Manuelito II, Diogo, Alvarito, Kito, Reinildo, Mambucho, Germano e Belito

Avançados – Sonito, Hélder Pelembe, Telinho, Clésio, Toni e Mário

RM