Sociedade Saúde Aparatoso acidente de viação faz dez feridos na cidade de Maputo

Aparatoso acidente de viação faz dez feridos na cidade de Maputo

Pouco mais de uma dezena de feridos, entre graves e ligeiros, é o saldo preliminar de um aparatoso acidente de viação registado na manhã de hoje na avenida Lurdes Mutola, que liga a Praça da Juventude no bairro de Magoanine a Missão Roque, no bairro do Benfica em Maputo.

O sinistro, um embate frontal entre veículos, envolveu uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiros de marca Toyota Hiace, com a chapa de matrícula ABW 919 MP e uma camioneta de marca Toyota Dyna cuja matrícula não foi possível apurar porque ficou destruida, e não ostentava a outra na retaguarda.

A violência do embate, registado na paragem da Escola, deixou os automobilistas das duas viaturas entalados e a sua retirada só foi possível mercê da intervenção de outros condutores que, na circunstância, transitavam na via, bem como os residentes que trouxeram instrumentos cortantes para cortar os carros amolgados.

O volante e a alavanca de velocidades do chapa ficaram partidos. Aliás no assento de frente ia também um menino de aparentemente 14 anos de idade que se deslocava à escola, mas que ficou entalado e a sua retirada só foi possível com o auxílio dos socorristas populares.

A circulação rodoviária ficou, durante cerca de uma hora, interrompida enquanto se procurava libertar os feridos e prestar os primeiros socorros sobretudo aos passageiros que iam a bordo do chapa, que contraíram ferimentos graves e ligeiros.

Aliás, para ilustrar a gravidade do sinistro basta afirmar que a maioria dos assentos de chapa ficaram completamente quebrados, e os passageiros que os ocupavam, entre estudantes e trabalhadores, ficaram feridos.

Aparatoso acidente de viação faz dez feridos na cidade de Maputo

O agente da equipa da Polícia de Trânsito que acorreu ao local, Carlos Lourenço José, disse a reportagem da AIM que uma leitura preliminar ao sucedido leva a concluir que se tratou de excesso de velocidade numa ultrapassagem irregular.

Aliás, testemunhas oculares disseram que a camioneta estava a tentar ultrapassar uma viatura na sua faixa de rodagem, mas não foi a tempo de concluir a manobra, daí a colisão frontal com o chapa, que além dos avultados danos materiais teve causou feridos entre os passageiros.

Apesar de as marcas de sinalização dispostas no pavimento não estarem visíveis, Carlos José disse haver uma tendência cada vez mais crescente de os automobilistas transitarem à direita abandonando a esquerda, conforme preconizado no Código de Estrada.

“A sinalização disposta no pavimento não está visível, mas os condutores sabem que aqui não se pode ultrapassar por ser faixa única e devem sempre transitar a esquerda, deixando a sua direita para a distância entre veículos”, explicou o polícia de trânsito.

Os feridos, segundo o agente, foram evacuados para o Hospital Geral de Mavalane, por ser a unidade sanitária mais próxima.

RM