Mesmo sem precisar números das metas que haviam sido planificadas, o director provincial de Saúde, Naftal Matusse, disse que durante a semana foram vacinadas 248.135 crianças de zero aos 59 meses contra a poliomielite, 237.977 petizes dos seis aos 59 meses receberam vitamina A.
Por outro lado, ainda de acordo com a fonte, 210.407 crianças dos 12 aos 59 meses foram desparasitadas com Mebendazol, ao mesmo tempo que 361.319 mulheres dos 15 aos 49 anos foram abrangidas com acções de planeamento familiar e 18.608 pessoas em idade sexualmente activa foram contempladas com a distribuição gratuita de preservativos.
Para estas acções, as autoridades sanitárias na província de Inhambane instalaram 104 postos fixos e 93 móveis. Naftal Matusse disse, por outro lado, que nestas operações estiveram envolvidas 100 viaturas, algumas das quais disponibilizadas por diversas instituições públicas da província.
Na Semana Nacional de Saúde, que decorreu em simultâneo com o registo gratuito de crianças, registou-se uma grande afluência dos pais e ou encarregados de educação nos locais de imunização e de registo de menores. Naftal Matusse considerou que esta combinação permitiu que cada um dos sectores atingisse as metas planificadas.
“Nos distritos tivemos casos de mães que se deslocaram de pontos longínquos para a sede do distrito, não para o registo gratuito de crianças, mas para a vacinação dos seus filhos menores, pese embora tivéssemos brigadas em todas as unidades sanitárias de referência”, disse o director provincial de Saúde.
Disse também que as temperaturas baixas que fustigam a província desde meados de Abril passado não são acompanhadas de grandes enfermidades que coloquem o sector de Saúde preocupado.
“Temos registado, com muita frequência, gripes acompanhadas de tosse, doenças que, entretanto, não chegam a ser preocupação porque há resposta em todas as unidades sanitárias”, indicou a nossa fonte, para quem a Semana Nacional de Saúde atingiu os propósitos no tange à população-alvo planificada.
Jornal Noticias