Sociedade Saúde Vacina contra pneumonia para um milhão de crianças

Vacina contra pneumonia para um milhão de crianças

Trata-se de uma vacina denominada PC10 que para além de combater a pneumonia, uma doença respiratória, vai igualmente prevenir a meningite. O Centro de Saúde de Boane vai acolher esta manhã a cerimónia de lançamento do evento, a nível central.

Para o efeito, segundo o director nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saide, estão disponíveis 2 milhões e quinhentas mil doses de vacinas a serem ministradas em todas as unidades sanitárias do país.

A ideia é dar continuidade à iniciativa através da introdução da vacina PCV10, no calendário de vacinação do Sistema Nacional de Saúde, como forma de abranger muito mais crianças.

Segundo a fonte do MISAU a resistência do pneumococos aos antibióticos mais comuns como derivados de pneumonia esteve na origem da introdução daquela vacina que é também um passo para a redução da mortalidade infantil.

Vacina contra pneumonia para um milhão de crianças

“Pensamos que com a introdução desta vacina poderemos dar passos mais largos para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio e queremos que até 2015 estejamos no mínimo a 73 mortes por mil nados vivos. Esta vacina será um elemento chave para se chegar a esta taxa”, disse Saide.

A vacina contra a pneumonia é mais um dos mecanismos para se reduzir a mortalidade infantil, mas há segundo a nossa fonte outros elementos necessários para a garantia de uma contínua melhoria a saber: o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses, saneamento do meio como a lavagem das mãos.

“São medidas simples, mas que contribuem substancialmente para a redução da mortalidade infantil. A sobrevivência é uma prioridade do Governo sendo a pneumonia uma das três principais causas de doença e mortalidade em crianças com menos de cinco anos. Esperamos que esta vacina venha a reduzir grandemente estes números para que possamos melhorar a qualidade de vida das nossas crianças”, explicou.

A ideia é vacinar todos os anos um milhão de crianças com prioridades para as de seis semanas até aos seis meses de idade.

Foram muitos os parceiros que trabalharam com o MISAU para a introdução desta vacina entre os quais a Aliança Global para a Imunização, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, FDC, o UNICEF, Save The Children, OMS, entre outros.