A garantia foi dada pela directora Educação e Cultura do Distrito Municipal do KaMpfumu, Isilda Zandamela, que referiu que os últimos alunos foram recolocados até a semana passada.
“Todos os encarregados de educação e os alunos que vieram se informar sobre a sua recolocação já estão a estudar porque conhecem as escolas e as respectivas turmas”, disse Isilda Zandamela.
Trata-se de alunos reprovados nos exames de segunda época do ano lectivo 2012, que depois da divulgação dos resultados solicitaram a revisão das suas provas, tendo posteriormente sido aprovados.
Estes chegaram a receber declarações de passagem e iniciado as aulas na 11ª classe mas um trabalho de inspecção da Educação a nível da cidade apurou que os estudantes não tinham conseguido notas para passar de classe.
A recolocação destes alunos na 10ª classe ocorre depois de os pais e encarregados de educação terem consultado os exames dos seus educandos, em que confirmaram que estes não possuíam realmente notas para transitar de classe.
Isilda Zandamela disse que a ideia é garantir que os alunos possam frequentar as aulas, uma vez não poderem continuar na 11ª classe onde estavam ilegalmente inscritos nas escolas pré-universitárias.
“Grande parte destes alunos regressou à Escola Secundária Eduardo Mondlaner Xitlango, onde ocorreu a fraude que ditou a passagem, mas outros estão nas escolas solicitadas pelos encarregados”, referiu Zandamela.
Enquanto isso, segundo a fonte, está ainda em curso o processo de investigação com vista a apurar os autores dessa fraude que mancha o próprio sector da Educação.
Na escola em causa 863 alunos foram submetidos aos exames da segunda época da 10ª classe. Inicialmente, os visados não tinham nota para transitar de classe, mas os seus nomes apareceram nas listas de aprovados logo depois de solicitarem a revisão das suas provas.
Foram essas aprovações que ditaram uma nova revisão de todos os exames efectuados na segunda época, tendo se constatado que os 119 alunos visados não tinham notas para transitar, daí a decisão de repetirem a 10ª classe.