Sociedade Educação Professores reclamam atraso no pagamento de horas extras

Professores reclamam atraso no pagamento de horas extras

Docentes da Escola Secundária da Manhiça, distrito do mesmo nome, província de Maputo estão agastados com o atraso no processamento e pagamento das horas extraordinárias referentes ao ano lectivo passado.

Professores reclamam atraso no pagamento de horas extras

Segundo eles, esta situação contribui em grande parte para o seu mau desempenho e a fraca qualidade das aulas. Para Salomoni Chongo, docente de História naquela unidade, o atraso na remuneração não influenciou de forma directa no aproveitamento escolar dos estudantes.

“De uma forma geral, o ano foi positivo, tivemos um bom aproveitamento principalmente nas classes sem exame. Entretanto, estamos preocupados com o facto de fazermos horas extras desde o início do ano e só recebermos o valor referente a partir de Agosto”, disse Chongo.

Chongo entende ser necessário que o trabalho fora das horas seja remunerado dentro do mesmo período, uma vez que este serve de incentivo para o trabalho pela classe. Esta situação alia-se, tal como conta Cornélio Mandlate, ao facto de haver poucos professores para leccionar as diversas disciplinas.

Outro fenómeno que preocupa aquela associação é a insuficiência de material escolar para os estudantes, que contribui para a harmonização das matérias a serem leccionadas.

“Gostaríamos que os nossos alunos tivessem material completo. O ideal seria que cada um tivesse os seus livros, uma vez que o tempo de permanência dos alunos na escola é reduzido”, explicou o professor.

Entretanto, o director da escola, Momad Luís, entende que o ano lectivo foi positivo na medida em que o aproveitamento foi dos melhores, lamentando a situação das classes com exame, onde o rendimento não foi além de 40 por cento.

“Nas 8ª, 9ª e 11ª classes atingimos um resultado na ordem de 62 por cento, mas infelizmente o aproveitamento nas 10ª e 12ª classe foi de 20 e 42 por cento, respectivamente, na primeira época de exames. Esperamos melhor desempenho na segunda época que já terminou”, contou a nossa fonte.