Economia Comercio Lojas multadas por má gestão

Lojas multadas por má gestão

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Lojas multadas por má gestão
Pelo menos 12 estabelecimentos comerciais, dentre os quais quatro restaurantes, foram multados durante a celebração do Dia da Família e do final de ano por inobservância das regras de gestão de resíduos sólidos.

Trata-se, segundo o director da Salubridade, de lojas que ao invés de contratarem uma empresa de recolha de lixo, acumulam grandes quantidades de lixo e esperam o fim da recolha para irem deitar os resíduos.

“Esta situação tem dificultado o trabalho dos carros de recolha de lixo, pois estes deviam ter serviços próprios de recolha de resíduos e não o fazem apenas por ignorância da postura municipal. O município viu-se obrigado a autuar os comerciantes, com o pagamento de multas que variam entre cinco e dez mil meticais”, conta Mucavel.

Outra atitude condenável, segundo a nossa fonte, é dos munícipes que cortam árvores e plantas dos seus jardins, reabilitam suas residências e deitam o entulho nos contentores como se de lixo normal se tratasse.
“Temos casos de cidadãos que deitam mobiliário que já não precisam e lixo que não se pode compactar nos contentores o que embaraça os homens que fazem a recolha. Há casos ainda de pessoas que deitam troncos de árvores e plantas retiradas dos jardins facto que é contra a postura municipal”, sublinhou.

Face a esta atitude, aquele dirigente apelou a uma maior consciencialização dos munícipes sobre como deve ser feita a divisão dos resíduos sólidos, e acima de tudo para contactarem a edilidade para a remoção do lixo não domiciliar para um melhor encaminhamento.

“Estamos a trabalhar com a Associação dos Empregados Domésticos de Moçambique para que haja mais palestras sobre a divisão do lixo e horários para o depósito. Mas o que acontece é que são encarregadas de fazer esse trabalho, pessoas que não têm condições de responder pelas suas acções, nomeadamente crianças e pessoas sob efeito de álcool”, acrescentou.

Apenas a adjudicação da gestão da zona cimento da cidade de Maputo a uma segunda empresa é que resolveria a problemática do lixo com que a capital se debate.