Sociedade Educação Ano Lectivo 2013: Matrículas começam hoje

Ano Lectivo 2013: Matrículas começam hoje

ANO113.jpg
Dados facultados pelo MINED indicam que o Ensino Secundário Geral irá contar com um efectivo de seis milhões e 510 mil alunos, contra seis milhões 177 do ano passado, o que representa uma subida na ordem de cinco por cento.

O calendário estabelece ainda que o primeiro trimestre irá decorrer até o dia 12 de Abril, enquanto que o segundo terá lugar no intervalo que vai de 22 de Abril a 19 de Julho. O terceiro e último trimestre será de 5 de Agosto a 25 de Outubro.

Para o Ensino Primário, o MINED indica que os exames da primeira época para os alunos da 5ª e 7ª classe irão decorrer de 11 a 13 de Novembro, enquanto que a segunda época terá lugar de 2 a 4 de Novembro. O calendário estabelece ainda que o período de 23 a 27 de Julho está reservado aos exames extraordinários e o de 4 a 8 de Novembro para os exames da 1ª época para os alunos da 10ª e 12ª classes. O intervalo de 2 a 6 de Novembro está para aos exames da segunda época.

Quanto à Alfabetização e Educação de Adultos, as aulas iniciam na semana de 1 a 8 de Fevereiro. De 3 a 5 de Junho serão realizados os exames de admissão no Ensino Técnico Profissional e Vocacional, devendo a abertura solene do ano lectivo neste nível de ensino acontecer a 2 de Agosto.

No ramo de professores e educadores profissionais, os exames de admissão serão de 8 a 14 de Janeiro, enquanto que as matrículas de novos ingressos, elaboração de horários e formação de turmas irão acontecer de 25 a 30 de Janeiro.

O Ministério da Educação elege a preparação e abertura do ano lectivo como um dos momentos privilegiados do calendário escolar.

Durante o processo de preparação e abertura do ano lectivo, dirigentes, quadros e técnicos do sector da Educação, parceiros de cooperação, pais e encarregados de educação são chamados a unir esforços e criar condições com vista a assegurar que o ano lectivo comece da melhor forma, em termos organizativos. Este momento é descrito pelo pelouro como sendo crucial para o alcance dos objectivos e metas propostas para o sector.