Economia Comercio Frango escasseia e o seu preço dispara

Frango escasseia e o seu preço dispara

O preço do frango está a disparar na cidade da Beira devido à escassez que se regista em diferentes estabelecimentos vocacionados para a venda daquele produto animal. Como causa disso, aponta-se o recente assalto às instalações do principal fornecedor na capital provincial de Sofala.
Frango escasseia e o seu preço dispara

Assim, o frango, que normalmente custava 120 meticais, está já a ser comercializado a 150 meticais ou mais, receando-se que com a aproximação da quadra festiva o agravamento do preço possa ser maior.

“Eles não aumentaram os preços. As quantidades que nos dão não são suficientes, daí que tenhamos decidido aumentar mais um pouco para compensar, porque o que joga aqui é a procura”- explicou-se um comerciante que, entretanto, não se quis identificar.

Representações dos fornecedores oficiais de frangos abordados pelo nosso matutino não quiseram dar informações sob alegação de que não eram as pessoas indicadas para tal.

Por seu turno, os pequenos produtores, que também aplicam o preço de 150 meticais para cada frango, afirmaram que o preço subiu devido ao aumento do custo das rações.

Tentativas de ouvir as direcções das empresas produtoras de rações na cidade da Beira redundaram no fracasso.