Sociedade Saúde Pesquisa tailandesa descobre relação entre HIV/SIDA e mortes por malária

Pesquisa tailandesa descobre relação entre HIV/SIDA e mortes por malária

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

Maputo – Investigadores da Universidade tailandesa Mahidol, trabalhando sobre dados recolhidos na Beira, centro de Moçambique, concluíram que portadores do HIV, vírus que causa a SIDA, têm mais possibilidades de desenvolverem problemas clínicos e morrerem em consequência da malária.

Até agora, era aceite que as mortes por malária estavam frequentemente relacionadas com o HIV, mas os investigadores procuraram preencher o vazio da “pouca informação sobre como o HIV afecta a apresentação clínica e o desenvolvimento de malária grave”.

Nas conclusões, apresentadas no jornal científico norte-americano Clinical Infectious Diseases, os investigadores defendem que “a transmissão e progressão do HIV podem ser aceleradas pela malária” e, reciprocamente, a infecção por HIV aumenta a incidência de malária clínica, de malária grave e de mortes relacionadas com malária, “particularmente em adultos”.

O estudo centrou-se em pacientes com malária grave admitidos no Hospital Central da Beira, capital da província de Sofala, no centro de Moçambique e concluiu que, nas crianças menores de 15 anos ali hospitalizadas, a taxa de infecção com HIV era de 7%, enquanto nos adultos atingia os 72%.

Recomendado para si:  Moçambique lança sistema moderno de alerta e resposta rápida a desastres naturais

“Uma antecipada identificação de co – infecção com HIV é importante para o tratamento clínico de malária severa”, defende o estudo.