Segundo a fonte, a doença é frequente nas zonas rurais onde o sistema de saneamento é praticamente inexistente e as comunidades consomem água dos rios, lagoas e drenagens, tornando-se mais vulneráveis à doença.
“Qualquer um pode apanhar a doença, mas as crianças e mulheres, sobretudo das zonas rurais, são as mais vulneráveis por serem as pessoas que ficam mais tempo em contacto com as águas estagnadas. Por isso, a campanha vai exactamente abrangir os distritos que são banhados pelo Rio Zambeze”- explicou a fonte .
Segundo disse, a bilharziose é a principal causa do cancro da bexiga no país e na província de Sofala, em particular, para além de provocar doenças do fígado que causam hemorragias graves com vómitos de sangue. A fonte apelou, no entanto, para que as comunidades façam necessidades menores nos rios, lagoas e outros locais com água estagnada para que a doença não se espalhe.
Dados em nosso poder indicam que dos 128 distritos do país, 63 apresentam uma prevalência acima dos 50 por cento, ou seja, metade das pessoas daqueles locais é portadora do parasita que provoca a bilharziose.