Sociedade Criminalidade Técnicos de Saúde envolvidos em esquemas de venda ilegal de sangue

Técnicos de Saúde envolvidos em esquemas de venda ilegal de sangue

Técnicos de Saúde envolvidos em esquemas de venda ilegal de sangue
Quatro técnicos de saúde afectos ao laboratório do hospital Rural de Alto-Molócuè, designadamente Óscar Zacarias, Alberto Afonso, Gonçalves Nazaré e um anestesiologista, apenas identificado por Missão, estão envolvidos em esquemas de venda de sangue.

Tudo começou quando uma paciente grávida, proveniente do distrito de Gilé, deslocou-se àquela unidade hospitalar, acompanhada do seu esposo, para receber uma intervenção cirúrgica. Já no hospital Rural de Alto-Molócuè, as análises médicas indicaram que a parturiente tinha falta de sangue, facto que dificultaria a operação.

Neste sentido e porque o estado da paciente era debilitado, os médicos aconselharam o marido da tal senhora a doar sangue. Mas o mesmo não tinha sangue suficiente para doar. Nesta senda, a única salvação seria recorrer ao stock do hospital para salvar a vida daquela mulher, que carregava uma vida no seu ventre.

E porque o tempo escasseava, o marido da mesma deslocou-se ao laboratório para pedir aos médicos a doacção do sangue proveniente das reservas do hospital. Como resposta, ficou a saber que a unidade sanitária não dispunha de sangue.