Sociedade Trabalho Trabalhadores da CCM trabalham em condições desumanas

Trabalhadores da CCM trabalham em condições desumanas

Trabalhadores da CCM trabalham em condições desumanas

Os trabalhadores da empresa CCM, empreiteiro encarregue de construir as cinco mil casas de Intaka, no Município da Matola, trabalham em condições deploráveis e desumanas.
É que parte considerável dos trabalhadores ainda não possui equipamento de trabalho e segurança no projecto. Há muitos faltam luvas, as poucas que existem são de tecido leve.
Os funcionários não têm, igualmente, uniformes, capacete e botas, aliás, para quem tem, é apenas um par e não tem como trocar.
Os trabalhadores não possuem, por exemplo, andaimes suficientes, de tal forma que um deles recorre a uma janela para segurar o material e conseguir colocar a viga. Não existe sequer um vestiário, por isso a roupa fica pendurada num local aberto e sem privacidade, com todos os riscos que dai advêm.
Como se não bastasse, os trabalhadores dizem-se obrigados a comprar material de trabalho para o uso no projecto.
“Não temos nenhum material aqui, aliás, mesmo, até as luvas nos foram entregues há pouco, assim que vocês chegaram. O metro que eu uso comprei-o com meu dinheiro e estão a dizer para nós comprarmos serrotes”, explicou um dos trabalhadores indignado.
O balneário é uma pura imundície e é tão precário que não existe sequer um chuveiro. Mais grave ainda é o sanitário que não reúne condições mínimas de higiene.
O patronato fez apenas um burraco, colocou paus e cobriu com cartolina, de tal forma que fazer necessidades maiores configura um exercício que exige pontaria. As refeições são passadas na rua, sabe Deus em que condições.
A inspecção do Trabalho deslocou-se ao local para fiscalizar o acordo estabelecido entre as partes, depois de, na semana passada, os trabalhadores terem paralisado a actividade. Os inspectores ficaram chocados com as condições que encontraram tendo, por isso, dado um prazo de sete dias para o empreiteiro  corrigir as irregularidades.