Sociedade Jovem suicida-se no distrito de Mossuril

Jovem suicida-se no distrito de Mossuril

Jovem suicida-se no distrito de Mossuril

Um jovem que em vida respondia pelo nome de Ismael Saíde, de 18 anos de idade, que frequentava a sexta classe decidiu tirar a sua própria vida através de um enforcamento. O suicídio aconteceu na tarde desta segunda-feira(30), no bairro de Niwiripe, distrito de Mossuril, província de Nampula.

Desconhecem-se as reais causas que levaram o finado a tomar a tal decisão que deixou indignados os residentes e vizinhos que afirmaram que o jovem gozava de boas condições de saúde mental e que era bem comportado sem, no entanto, ter quaisquer problemas sociais com alguns membros da sua família e amigos.

A madrasta com a qual residia disse que a última vez que conversou com o malogrado, foi quando regressava da escola e teria chegado tarde a casa. Quando abordado disse que vinha do hospital distrital, onde foi fazer um diagnóstico médico sobre as dores de cabeça que alegou estar a padecer. Só que depois deste momento, o jovem dirigiu-se ao seu quarto quando o ponteiro do relógio marcava presumivelmente 17 horas, trancou a sua porta. E os familiares começaram a desconfiar o silêncio instalado no quarto até as 20 horas.

Um aparente decidiu chamá-lo para o jantar, sendo que o silêncio persistia, facto que obrigou os familiares a arrombar a porta do quarto e constataram que o mesmo havia se enforcado. Matilde Azito, a referida madrasta do finado, disse a nossa reportagem que depois de ter constatado que o seu enteado havia se enforcado, tratou em seguida de comunicar as autoridades comunitárias, policiais e sanitárias. Disse, ainda, que o jovem dormia na mesma cama com o seu irmão de 14 anos de idade e por há uma semana que o mesmo deixou de dormir com o seu irmão porque havia lhe avisado sobre o seu provável enforcamento, sem avançar as causas que o forçaram a tomar tal decisão.

Estes dados foram revelados a família pelo adolescente de 14 anos de idade, após a morte do seu irmão. Hermenegildo Muelenga, chefe da equipa dos médicos que se dirigiu ao local para observar o corpo, concluiu que, na verdade, tratou-se de um enforcamento, embora considere ser estranha a altura em que a corda foi posicionada por encontrar-se muito baixa.

Contudo, cabe as autoridades policiais realizarem toda a perícia necessária, no sentido de tentar esclarecer a ocorrência. Em contacto com o secretário do bairro de Niwiripe, Alexandre Vilela, disse não entender as causas que concorreram para a prática daquele acto macabro, pois o jovem tinha uma certa responsabilidade, e não tinha problemas sociais com os outros jovens daquela zona residencial.