Economia Comercio Fiscalização de medidas inicia próximo mês

Fiscalização de medidas inicia próximo mês

balanca.jpg
O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) inicia, em Junho próximo, a fiscalização dos instrumentos de medição no mercado.
O facto foi tornado público ontem no seminário alusivo à passagem, domingo último, do Dia Mundial da Metrologia, que este ano se celebra sob o lema “nós medimos para a sua segurança”.

O seminário foi, oficialmente, aberto pelo vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, que sublinhou que a regulamentação metrológica produzida com base em recomendações internacionais permite a eliminação de barreiras técnicas ao comércio, assegura práticas comerciais justas, bem como cuidados especiais com a saúde e o meio ambiente.

Por seu turno, Alfredo Sitoe, director do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), citado pela “AIM”, apontou, a título de exemplo, que aquela instituição possui 441 normas técnicas e serviços de certificação em sistemas de gestão, para além de serviços de verificação e calibração nas áreas dimensional, eléctrica, massa, pressão, temperatura e volume.