Morre Comandante Fidel Castro aos 90 anos

Morre Comandante Fidel Castro aos 90 anos

COMPARTILHE

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu, esta sexta-feira (25), aos 90 anos.

O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22.29 horas“, afirmou o irmão Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.

O corpo do pai da revolução cubana vai ser cremado, de acordo com a sua “expressa vontade”, indicou emocionado Raúl Castro, num breve discurso ao país que concluiu com a expressão “Até à vitória, sempre”. Cuba decretou nove dias de luto nacional.

A cada ausência mais prolongada de Fidel Castro, desde que se afastou do poder, em 2006, sucediam-se os rumores sobre o seu estado de saúde e a proximidade da sua morte.

Mas o líder histórico cubano respondia sempre a essas “mentiras”, através de fotografias de encontros com líderes internacionais ou artigos na Imprensa oficial, criticando “as aves agoirentas”.

Fidel sentia que a morte estava perto. No passado dia 19 de abril, num congresso do Partido Comunista de Cuba em Havana, falou pela primeira vez da sua morte. “Vou fazer 90 anos (…) Pronto, serei como todos. A todos chega a sua hora“, disse, reconhecendo que seria um dos seus últimos discursos.

JN

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA