Destaque Nampula: Agentes de segurança privada detidos por uso indevido da base área

Nampula: Agentes de segurança privada detidos por uso indevido da base área

Dezasseis indivíduos foram detidos e depois restituídos à liberdade, na semana passada, na cidade de Nampula, por uso do espaço da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), localizado no Aeroporto Internacional de Nampula sem a devida autorização.

De acordo com informações colhidas junto do Comando Provincial da Policia da Republica de Moçambique em Nampula (PRM), trata-se de um grupo afecto a uma empresa de segurança privada, que opera naquela parcela do país.

Os visados acabavam de ser recrutados pela empresa a que estão afectos. Surpreendidos com as manobras militares, os agentes da UIR recolheram os 16 elementos para as celas da 1ª esquadra da PRM naquela parcela do país.

Dos detidos, faz parte o instrutor. Eles foram submetidos a um interrogatório durante três dias por se suspeitar que eram homens armados da Renamo.

Apurámos ainda que as manobras militares criaram agitação no seio dos agentes da UIR e da população circunvizinha devido aos ataques em curso no país.

O porta-voz da PRM em Nampula, Ussene Nacuthe, confirmou a informação a nossa fonte e disse que das investigações feitas concluiu-se que se tratava de agentes de uma empresa privada.

Decorre um processo administrativo que vai culminar com o pagamento de uma multa por causa da irregularidade cometida.

Ainda na semana passada, pelo menos cinco indivíduos suspeitos no envolvimento em roubo na residência do comandante da 1ª esquadra, da cidade de Nampula, recolheram às celas.

Os indivíduos suspeitos fazem parte de supostas quadrilhas de cadastrados perigosos que protagonizam assaltos naquela parcela do país.

Refira-se que a residência do comandante da 1ª esquadra da PRM em Nampula fica localizada nas imediações de um posto policial localizado na zona da Cavalaria, no bairro de Carrupeia.

@Verdade