Destaque INSS suspende pagamento a 5.285 pensionistas devido à falta de prova de...

INSS suspende pagamento a 5.285 pensionistas devido à falta de prova de vida

O Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique (INSS) suspendeu este ano o pagamento de pensões a 5.285 pensionistas, devido à falta de prova de vida, informou a ministra do Trabalho moçambicana, Vitória Diogo.

Com o objectivo de assegurar que as pensões sejam pagas aos legítimos beneficiários, já realizámos este ano a prova anual de vida e 5.285 pensionistas não se apresentaram, tendo as respectivas pensões sido suspensas até que regularizem a sua situação”, declarou Vitória Diogo, falando na Assembleia da República, durante a sessão de perguntas dos deputados ao Governo.

No total, prosseguiu, recebem pensão do INSS, 47 mil pensionistas, dos quais 8% recebem directamente através de conta bancária, numa medida visando garantir segurança e poupança de recursos.

De acordo com a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique, estão inscritos no sistema de previdência social moçambicano pouco mais de 1,4 milhões de trabalhadores distribuídos por 700 mil empresas.

Vitória Diogo adiantou ainda que sete mil trabalhadores por conta própria inscreveram-se no INSS, desde que o grupo passou a gozar deste direito no ano passado, cifra que ultrapassa a meta de 4.350 que o Governo definiu no Plano Económico e Social (PES).

Recentemente, o Estado moçambicano anunciou ter suspendido o pagamento de salários de milhares de trabalhadores da função pública por não terem feito a prova de vida, suspeitando-se que muitos deles sejam os chamados “funcionários fantasmas”, criados por quadros do Estado que dirigem serviços de tesouraria para o desvio de fundos públicos.

Notícias ao Minuto