Destaque CVM assiste três mil famílias afectadas pela fome no sul do país

CVM assiste três mil famílias afectadas pela fome no sul do país

Perto de três mil famílias afectadas pela seca na zona sul do país receberão assistência da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) nos próximos nove meses, no âmbito de uma operação de emergência desenhada por esta instituição.

Beneficiarão da acção da CVM 14.953 pessoas dos distritos de Chibuto e Mabalane, em Gaza, Funhalouro e Govuro, em Inhambane, e Magude e Manhiça, em Maputo.

Segundo informação que nos foi facultada por Félix Chembene, oficial de Comunicação da Cruz Vermelha, a instituição lançou um apelo de emergência aos seus parceiros com vista a angariar 1,7 milhões de francos suíços, tendo obtido resposta do Japão e da Holanda, que desembolsaram 700 mil.

Félix Chembene disse que, apesar de não ter conseguido angariar o valor necessário para a implementação de toda a operação, as actividades de mitigação dos efeitos da seca vão arrancar, enquanto se espera a resposta do apelo enviado à União Europeia para a obtenção de cerca de um milhão de dólares.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho anunciaram recentemente a realização de uma campanha de angariação de fundos na ordem de 110 milhões de dólares norte-americanos, para fazer face à seca que assola vários países da África Austral, incluindo Moçambique.

A fraca queda de chuvas em Moçambique, África do Sul, Lesotho, Suazilândia, Malawi, Namíbia e Zimbabwe devido ao fenómeno “El Niño” é apontada como sendo a principal razão dos focos de fome na região.

A federação estima em 31,6 milhões o número de pessoas que lutam pela sobrevivência em vários países da região, esperando-se que atinja mais de 49 milhões até finais do ano em curso.

No nosso país, as estimativas indicam que perto de 1,5 milhões de pessoas enfrentam carência alimentar.

Jornal Notícias