Destaque Professor Peter E. Coughlin: “75% das monografias são plagiadas”

Professor Peter E. Coughlin: “75% das monografias são plagiadas”

Os números foram revelados no seminário realizado, quinta-feira (21), em Maputo, sobre “Ética e Fraude Académica no Ensino Superior”, que juntou estudantes e professores universitários.

Na ocasião, segundo escreve hoje o “Mediafax”, foi revelado que o plágio nas universidades é uma prática recorrente e habitual. Entretanto, os pesquisadores reconheceram que o problema, facilitado pelas novas tecnologias de comunicação e informação não afecta somente o território moçambicano. É um problema de todo o mundo, apesar de cada país apresentar as suas nuances específicas.

Um dos factores que faz com que as pessoas copiem os trabalhos dos outros é que hoje existe mais acesso a internet e tem acesso ao cruzamento da informação. “Não que isso seja mau. O que acontece é que há técnicas que permitem que os estudantes não plagiem ou o façam de forma correcta”, sublinha o estudo.

O estudo apresentado pelo Professor Peter E. Coughlin revela que há plágios que são feitos sem que as pessoas saibam e na falta de técnicas de consulta e citação acabam por usar mal as ideias e até por vergonha de ter de citar a todo o momento ou fazer referências. É que esta tonalidade, segundo crença dos estudantes, representa “fraqueza” perante os outros.

Como solução de um problema global, o estudo recomenda que todas as universidades criem uma base de dados na Internet e que se coloque todos os trabalhos de fim de curso de todas.

“Consideramos uma série de medidas que, a nosso ver, devem ser adoptadas para minimizar este problema. Mais para ensinar alguns docentes e discentes das maneiras correctas de fazer referência das matérias utilizadas. E também que este ensino não deve ser de uma vez, mas de maneira contínua e ao longo do ensino nas universidades. Devemos adoptar sistemas informáticos que fazem ligação entre plágio e cooperação entre universidades e então há necessidade de exigir que as universidades tomem esse assunto como muito sério para falar sobre isso”, sublinha.

Em Moçambique há mais de 40 instituições do ensino superior e alguns têm graves problemas que as outras, em relação a esta e outras matérias. Mas, no geral, observou, todas tem problemas.

Coughlin fez saber que há uma proposta de lei que foi enviada ao Conselho de Ministros em meados de 2014 para apreciação ao mais alto nível. Mas isto não impede que as universidades tomem medidas por si.

AIM