Destaque Renamo diz que vai governar nas seis províncias a partir de Março

Renamo diz que vai governar nas seis províncias a partir de Março

O presidente da Renamo Afonso Dhlakama, reiterou em entrevista publicada hoje que a partir de Março, o movimento vai governar através de manifestações em seis províncias do centro e norte do país.

Vamos governar em Março e ninguém nos vai impedir. Acabou a brincadeira e já não vamos recuar. Juro pela alma da minha mãe”, afirmou Dhlakama, líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), em entrevista telefónica ao semanário Canal de Moçambique, declarando que falava a partir de Gorongosa, província de Sofala, centro do país.

O líder da Renamo já tinha ameaçado no início de Dezembro tomar o poder nas províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, em entrevista por telefone, segundo ele a partir de Gorongosa, a órgãos de comunicação sociais em Maputo.

Questionado pelo Canal de Moçambique sobre como é que o seu partido irá formar governo nas seis províncias, Afonso Dhlakama afirmou que a Renamo vai usar meios pacíficos, nomeadamente manifestações.

Será tudo pacificamente, é preciso que isso fique claro, como se estivéssemos a manifestar-nos, mas quero assegurar a todos os moçambicanos que vamos governar”, enfatizou Afonso Dhlakama.

Dhlakama frisou que os militantes e simpatizantes do principal partido de oposição vão defender-se em caso de uso da força por parte das forças de defesa e segurança contra as manifestações que o movimento diz que vai levar a cabo para assumir o poder nas províncias em causa.

Eu sei que a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique, partido no poder) vai mandar os jovens das FADM (Forças Armadas de Defesa de Moçambique) e da Polícia de Intervenção Rápida, iremos defendermo-nos”, acrescentou o líder do principal partido de oposição.

O líder da Renamo voltou a rejeitar um eventual encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, para a resolução da actual crise política, acusando o chefe de Estado e a Frelimo de inviabilizarem todas as iniciativas visando encontrar uma saída para o impasse.

Será para negociar o quê? Já chumbaram tudo e ridicularizaram. A paciência tem limites, eles violaram todos os acordos”, declarou Afonso Dhlakama, acusando ainda o partido no poder de o pretender matar.

A Renamo defende que a solução para a crise passa por o partido governar nas seis províncias que diz que ganhou nas eleições gerais de 2014, cujos resultados considera fraudulentos, mas viu dois projectos legislativos visando a criação de províncias autónomas no centro e norte chumbados pela bancada maioritária da Frelimo no ano passado.

Um acordo de cessação das hostilidades militares assinado em Setembro de 2014 entre o Governo e a Renamo acabou com meses de confrontos no centro do país, mas ainda se verificam escaramuças entre as forças de defesa e segurança e os homens armados do principal partido de oposição.

Notícias ao Minuto