Sociedade Criminalidade Polícia envolvida no roubo de combustível em Maputo

Polícia envolvida no roubo de combustível em Maputo

Agentes da polícia moçambicana estão envolvidos na tentativa de roubo de combustível que terminou num incêndio de grandes dimensões, no domingo (13), no Porto da Matola, revelou hoje fonte policial do comando em Maputo.

Há alguns elementos infiltrados da polícia que estão envolvidos no caso, já estão detidos“, disse Jeremias Machaieie, comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), citado pela Rádio Moçambique.

O fogo deflagrou durante a operação de descarga de trigo numa plataforma da Silos e Terminal Granuleiro da Matola, cerca das 04:00 de domingo, ao mesmo tempo que alegados assaltantes recorriam a um sistema de transporte de combustível já desactivado mas que ainda se encontra ligado ao existente.

Jeremias Machaieie disse que houve envolvimento também de agentes de segurança da empresa visada, num incidente que causou 14 mortes e 9 detenções, segundo apurou a Rádio Moçambique, números ainda não confirmados oficialmente.

O incêndio só ficou controlado ao fim de três horas, após a intervenção do Serviço nacional de Salvação Pública e os corpos de bombeiros das empresas Mozal, Petromoc e Caminhos de Ferro de Moçambique.

Nós podemos garantir que haverá mais detenções de pessoas envolvidas com roubo“, salientou o comandante.

Além da plataforma de descargas, o fogo destruiu duas viaturas e embarcações que estavam a ser usadas pelo grupo de assaltantes, que, segundo o ministro da Energia e Recursos Naturais, Pedro Couto, contaram com a ajuda de trabalhadores do Porto da Matola.

Pedro Couto, que se deslocou ao local do incidente, disse que os prejuízos estão a ser avaliados, dando conta de que os navios de transporte de cereais terão agora de recorrer aos portos da Beira e de Maputo.

O governante assegurou ainda que, apesar da destruição desta infraestrutura, o abastecimento de cereais não está comprometido durante a quadra de Natal.

Notícias ao Minuto