Destaque Jovens desistem das fileiras da Renamo para se integrarem nas FADM

Jovens desistem das fileiras da Renamo para se integrarem nas FADM

António Lami Tole Boroma, de 29 anos, natural da cidade da Beira, Anselmo Wizomane Goba, 32 anos, natural de Chimoio, e de Santos Azarias Daniel, 26 anos são os três jovens militares da Renamo que abandonaram a base de  Chicuacha, localizada a 48 quilómetros de Muanza, na província de Sofala, e entregaram-se às autoridades governamentais para serem integrados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Falando ontem à comunicação social, os três jovens militares disseram serem filhos de pais guerrilheiros da Renamo. Os três chegaram à base de Chicuacha em 2013, tendo recebido treinos militares juntamente com outros que ainda lá permanecem, com o sonho de substituir os guerrilheiros mais velhos e com promessas de serem integrados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique ao abrigo do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares assinado a 5 de Setembro de 2014.

“Vimos que estávamos a perder tempo no mato. Há lá pessoas que têm vontade de se entregar mas não conhecem os mecanismos. Ademais, lá sempre dizem que entregar-se ao Governo é o mesmo que procurar a morte. Muitos vão ficar surpreendidos com esta nossa atitude. Ninguém sabe que estamos em Maputo. O meu apelo é que temos que pensar como moçambicanos, não devemos destruir o país. Não há necessidade de voltarmos ao que aconteceu nos anos 80”, disse o representante dos jovens.