Destaque EMTPM: Motoristas passam a ser também cobradores

EMTPM: Motoristas passam a ser também cobradores

Motorista dos transportes públicos de Maputo (EMTPM), passam desde já a ser responsáveis pela condução e cobrança de bilhetes de viagem.

A medida será aplicada para os condutores de carreiras-expresso, que fazem as rotas de Tchumene, Boane e Vila Olímpica, com vista a aumentar os rendimentos da empresa e racionalizar os recursos humanos, em virtude da reprogramação das carreiras levada a cabo ela direcção, de modo a proporcionar maiores vantagens a empresa.

De acordo com Lourenço Albino, administrador e porta-voz da EMTPM, a decisão é fruto da experiência efectuada nas carreiras de Tchumene, onde os motoristas superaram as metas, dai, a necessidade de expandir a prática para outros auto carros-expresso. “Estamos a implementar esta nova prática porque efectivamente, da experiência feita verificámos que há mais ganhos quando o motorista vende mais bilhetes em relação ao cobrador e decidimos expandir para todas as carreiras-expresso. Disse Albino ao jornal noticias.

O administrador explicou ainda, que esta pratica é acessível as carreiras-expresso, pois os passageiros são menos exigentes do que dos autocarros normais, e por se tratar de viagens mais longas, os veículos levam menos tempo nas paragens.

“Os passageiros entram pela porta de frente, pagam bilhetes de passagem e depois saem pela porta traseira, por isso concluímos que se leva pouco tempo nas paragens. Queremos flexibilizar e modernizar as nossas actividades, tudo para o bem dos passageiros”, explicou  Lourenço Albino.

De referir que a EMTPM acusa os seus trabalhadores, que na semana passada paralisaram as actividades, exigindo um reajuste salarial, dos actuais 7,5% para 10,59%, de roubar a empresa pelo menos 200 mil meticais por dia da receita colectada com a venda de bilhetes.