Sociedade Educação Professores melhor preparados são a solução

Professores melhor preparados são a solução

Falando na conferência regional sobre a formação de professores, o Ministro da Educação, Jorge Feirão, insiste na formação de professor dinâmicos e criativos, como forma de promover o ensino de qualidade no país e devolver a dignidade que  aos professores que outrora tiveram.

A conferência que serve também para a partilha de experiências entre vários país do mundo, com o objectivo de empoderar o professor e garantir o acesso a educação, acontece meses depois de enumeras análise sobre o sector e a conclusão de que a qualidade de professores no país é bastante baixa, pois alunos do ensino médio enfrentam dificuldades para ler, escrever e alguns professores não sabem fazer contas.

“A forma de estancar estes problemas, erradicar a pobreza e promover a paz e desenvolvimento, é apostando na formação qualificada do professor”, defende Moussa Djaffar, director do escritório da UNESCO em Maputo.

“Para fazer frente aos alunos de hoje, que claramente pela dinâmica da vida são mais exigentes que os de ontem, é necessário que o professor tenha maior criatividade e dinamismo no momento de leccionar, pois para respostas comuns o aluno tem ao seu dispor o Google”, explicou Jorge Feirão.