Internacional Africa Exército da Nigéria liberta 178 reféns do Boko Haram

Exército da Nigéria liberta 178 reféns do Boko Haram

Uma ofensiva no nordeste do país destrói campos da organização extremista, resultou no resgate de 101 crianças, 67 mulheres e dez homens. A Força Aérea afirma ter eliminado “um grande número” de militantes.

O Exército da Nigéria libertou 178 pessoas mantidas prisioneiras pelo Boko Haram, numa ofensiva que destruiu vários campos dos extremistas no nordeste do país, disse um comunicado oficial divulgado neste domingo (02/08).

Entre os reféns libertados estavam 101 crianças, 67 mulheres e dez homens, na operação que tinha como objetivo capturar um dos comandantes da organização próximo à cidade de Bama, no estado de Borno.

A Força Aérea nigeriana afirma ter eliminado “um grande número” de militantes ao reprimir um ataque a um vilarejo a 50 quilômetros das operações realizadas em Bama.

Na semana passada, o Exército havia resgatado 71 reféns, que estavam sob poder do Boko Haram há até um ano em vilarejos a 40 quilômetros da capital do estado de Borno, Maiduguri.

O Boko Haram tem como objetivo a criação de um estado no norte da Nigéria, baseado em sua rígida interpretação das leis islâmicas. A insurgência iniciada em 2009 já causou a morte de mais de 14 mil pessoas.