Destaque Disponível Lista de medicamentos essenciais para 2015

Disponível Lista de medicamentos essenciais para 2015

No âmbito dos esforços empreendidos pelo governo para assegurar e garantir a disponibilidade de medicamentos essenciais e material médico nas unidades sanitárias, o ministério da saúde lançou hoje a lista actualizada de medicamentos essenciais para o ano 2015 (LNME). A mesma contou com a presença da ministra da saúde, directores nacionais e adjuntos, inspector geral da saúde, parceiros da MISAU, quadros da central de medicamento e outras individualidades do ramo da saúde nacional.

A lista que visa reduzir os custos de aquisição de medicamentos e aumentar a sua disponibilidade, conta actualmente com mais de 400 medicamentos, entre fármacos e princípios activos, dentre os quais 90 medicamentos são novidade na lista.

Moçambique foi pioneira mundial na adopção e implementação de sistema de medicamentos essenciais, cujo objectivo principal é satisfazer as necessidades de saúde da maioria da população, disponibilizando em quantidades adequadas e formas farmacêuticas apropriadas, os medicamentos á preços acessíveis.

Com a lista actualizada o Ministério da Saúde espera melhorar a disponibilidade dos medicamentos a população, o acesso aos medicamentos, o uso racional dos mesmos, e ainda melhorar o processo de selecção, procura, distribuição e financiamento dos mesmos, explicou Nazira Abdula ministra da saúde.