Sociedade Criminalidade Fundações anti-apartheid dizem que os sul-africanos são “ingratos”

Fundações anti-apartheid dizem que os sul-africanos são “ingratos”

As fundações Nelson Mandela e Ahmed Kathrada afirmaram neste sábado (18) que os ataques xenófobos contra os cidadãos africanos estrangeiros que vem a ocorrer na África do Sul, reflectem a falta de memória dos anos de luta contra o regime racista do Apartheid.

Seis pessoas foram assassinadas nos ataques racistas, que estão a acontecer há duas semanas na região de Kwazulu-Natal e consta que milhares de pessoas fugiram daquela localidade.

As fundações, que levam o nome de dois dos principais líderes da luta contra o “Apartheid”, lamentaram que os sul-africanos estejam a esquecer os longos anos de luta contra a segregação étnica.

“Nos esquecemos do apoio dado pelo povo do continente africano à luta contra o apartheid. Nos esquecemos do legado de líderes do movimento de libertação como Nelson Mandela, Ahmed Kathrada e outros veteranos dessa luta”, afirmaram as fundações através de uma nota de imprensa.

Estas organizações pedem a todos os sul-africanos que demonstrem a hospitalidade que define a sua ordem democrática, que trabalhem juntos para encontrar soluções para um problema que destrói vidas e envergonha a África do Sul perante o mundo.

“Encorajamos aqueles que podem comandar a se transformarem em líderes”, para assim acabar com esta situação e atitudes, disse.