Sociedade Uma boa nova para Ilha de Inhaca

Uma boa nova para Ilha de Inhaca

Ilha de Inhaca, também designada distrito municipal Ka Nyaka, cidade de Maputo, contará num futuro breve com mais um serviço de morgue junto ao centro de saúde de Ribzeni, a maior unidade sanitária daquela urbe.

De acordo com o vereador  do distrito municipal ka Nyaka, Dinis Titosse a entrega da infra-estrutura à comunidade terá lugar logo que for instalado o sistema de frio, com a capacidade para conservação de nove corpos.

Desencadeados no ano passado os trabalhos, pela empresa Toyota de Moçambique estão orçados em pouco mais de 2.9 milhões de meticais, num financiamento do fundo de Desenvolvimento Distrital ( FDD).

“O  valor disponibilizado pelo fundo distrital para a construção de infra-estruturas sociais permitiu a construção da morgue. Tivemos alguns atrasos relativos à necessidade de se construir uma infra-estrutura para incineração de lixo hospitalar, todavia acreditamos que em breve a unidade estará em funcionamento”, assegurou Titosse.

Actualmente  os residentes daquela região são obrigados a realizar funerais na ausência  de maior parte dos familiares devido à falta de um sistema de conservação de corpos nas unidades sanitárias locais.

Titosse diz tratar-se de uma situação que extravia os hábitos  culturais dos citadinos do Ka Nyaka, na medida em que estes não têm a oportunidade de aguardar pela chegada dos parentes das pessoas que perdem a vida.

“Esta situação tem dias contados, pois com a morgue que pensamos estar acima das necessidades do distrito, poderão dar-se por terminados todos constrangimentos pelos quais a população passa”, disse.