Sociedade Criminosos transnacionais cada vez mais envolvidos no comércio ilegal de cornos...

Criminosos transnacionais cada vez mais envolvidos no comércio ilegal de cornos de rinoceronte

Os grupos criminosos transnacionais estão cada vez mais envolvidos no comércio ilegal de cornos de rinoceronte e marfim de elefantes. E estes caçadores furtivos estão a aumentar significativamente as suas armas.

Esta posição é defendida pelo Embaixador dos E.U.A. para Moçambique, Douglas M. Griffiths, por ocasião da Celebração do Dia Mundial da Fauna Bravia assinalado nesta terça-feira.

 Segundo Griffits, o tráfico da fauna bravia em larga escala chega a ameaçar a segurança, estabilidade e o Estado de Direito nos países de todo o continente e em partes da Ásia.

“Aqui em Moçambique, os sindicatos do crime fortemente armados e bem financiados estão a dizimar o património nacional  em troca de dinheiro fácil, não deixando nada para as gerações futuras e explorando os cidadãos locais. Em vez de falarmos sobre a criação de postos de trabalho para especialistas em fauna bravia, guias turísticos e biólogos, temos que falar em primeiro lugar sobre os criminosos armados com AK-47 e outros tipos de instrumentos letais”, explicou.

 Para o embaixador, este não é apenas um problema moçambicano ou africano. É um problema global que exige uma resposta global. Estas espécies são traficadas em todo o mundo.

 De referir que a Organização das Nações Unidas proclamou o Dia Mundial da Fauna Bravia como um dia para honrar as espécies animais e vegetais protegidas.