Sociedade Vila Algarve centro de crime desde sua existência

Vila Algarve centro de crime desde sua existência

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Localizada no bairro da Polana, próximo ao palácio dos casamentos, na avenida Ahmed Sekou Touré, cidade de Maputo, a vila Algarve, construída em 1934, é tida como sede da Polícia Internacional de defesa do Estado.

Obra de José dos Santos Rufino, alterada em 1936 e ampliada em 1950, esta infraestrutura, que agora pertence ao património urbano ainda não destruído, mostra uma notável robustez no seu valor arquitectónico.

Em Abril de 2009, durante debates na III Sessão do Comité Central, o Secretário-Geral do partido Frelimo e ex-Presidente da República, Armando Guebuza referiu, no seu discurso que a Vila Algarve seria transformada num museu de preservação do património da história da Luta da Libertação Nacional.

Nesse discurso sublinhou o papel desempenhado pela então associação dos combatentes da luta de libertação.

Vila Algarve5Eis que, em 2008 foi tornado público que o edifício passaria a funcionar como a sede da ordem dos advogados de Moçambique, facto que culminou com a retirada dos que lá habitavam, como também  emergiu o início de obras de levantamento do murro como se pode notar.

O edifício foi, durante o tempo colonial, quartel-general da polícia da PIDE e centro de torturas. Foram ali executados compatriotas moçambicanos conotados com o movimento de libertação nacional liderado pela, Frelimo.

Hoje, o mesmo edifício é uma estrondosa ruína que  abriga pessoas que se dedicam a vários tipos de actividades, desde as mais honestas até as criminais, nomeadamente, lavadores de carros, meninos que põem uniforme para causar terror nas escolas, funciona igualmente como centro de consumo de drogas de vários tipos, centro de violação sexual entre outros tipos de crimes.

O acesso àquele local é aterrorizante, pois os indivíduos que ali habitam fazem uma entrevista preliminar às pessoas que desejam aceder, interditam o acesso, ameaçam de várias formas e dão informações incompletas.

Tentativas de ouvir deles como era a vida ali redundaram no fracasso pelo facto deles exigirem valores monetários para o efeito.

A verdade é que a situação é preocupante – visivelmente assistimos a um fomentar da criminalidade por isso acreditamos que, numa altura em que se regista o encerramento de alguns locais de lazer, já está mais do que na hora de recuperar a majestosa vila Algarve.

Vila Algarve6