Destaque Sócrates sob julgamento indiciado de fraude fiscal

Sócrates sob julgamento indiciado de fraude fiscal

O antigo primeiro ministro socialista, José Sócrates foi detido na última sexta feira (21), no Aeroporto de Lisboa, indiciado de fraude fiscal e branqueamento de capitais e ainda corrupção.

Depois de permanecer Lisboa, o ex-primeiro Ministro português, compareceu nesta segunda-feira, no tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), acompanhado do seu advogado  de defesa, João Araújo, que disse aos jornalistas: “a decisão é profundamente injusta e injustificada” e que irá “interpor recurso”.

Segundo o advogado do ex-primeiro-ministro português, João Araújo, o interrogatório, no Tribunal Central de Instrução Criminal, “está a correr muito bem”.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse que a detenção de Sócrates “cabe à Justiça e não à política”.

Já os investigadores acreditam que o antigo chefe do governo socialista já sabia que ia ser detido à chegada ao aeroporto.

José Sócrates foi o primeiro ex-chefe de governo a comparecer perante um juiz. O antigo líder dos socialistas está a ser investigado num caso de alegada corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Nascido a 6 de Setembro de 1957, José Sócrates é engenheiro de formação, diploma que não o isentou de uma grande polémica.

É Membro do Partido Socialista desde 1981, aos 30 anos foi eleito deputado e, em 2004, Secretário-geral do partido.

Tornou-se Primeiro-ministro em 2005. Renovou o mandato mas acabou por demitir-se do cargo face aos sucessivos planos de austeridade a que foi obrigado, por causa da crise. Perdeu as eleições antecipadas de Junho de 2011.

Ao longo dos anos o nome de Sócrates esteve envolto em polémica, uma delas, relativa ao período em que foi ministro do ambiente. O inquérito sobre o “Freeport”, construído numa zona protegida, acabou por ser arquivado em 2010.

Depois de estar afastado da vida pública, a estudar filosofia em Paris, desde 2011, José Sócrates regressou às luzes da ribalta na RTP, o canal público de televisão, primeiro como entrevistado, depois como comentador semanal.