Destaque Requalificação dos resultados: Órgãos devem ser imparciais nos resultados finais

Requalificação dos resultados: Órgãos devem ser imparciais nos resultados finais

O Antigo Presidente do Partido de Ampliação Social de Moçambique (PASOMO), Francisco Campira, apela a Comissão Nacional das Eleições (CNE) e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), para que tragam resultados reais, após a requalificação dos mais de 500 mil votos, nulos e rejeitados e protestados, no escrutínio de 15 de Outubro.

De acordo com a Lei Eleitoral, a requalificação dos votos considerados, nas mesas de votação, nulos e os protestados, consiste num exame minucioso dos mesmos feitos pela CNE, com apoio dos técnicos do STAE devidamente capacitados para o efeito, e posteriormente, são apurados em geral dos dados da votação, que depois de elaborado pela CNE são homologados e tornados públicos pelo Conselho Constitucional (CC).

O ex-dirigente do PASOMO, apela a CNE para que use todas as suas capacidades possíveis, de modo a trazer resultados reais, “não pode vir lançar mais acha na fogueira, porque a situação já esta complicada”, reiterou.

Aliais, Francisco Campira, afirma que, os partidos políticos e larga massa de moçambicanos, estão desapontados com a forma como os órgãos eleitorais organizaram e actuaram, e os próprios resultados de apuramento, das recentes eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais realizadas a 15 deste mês, em todo o país, estão a ser criticados.

“Pedimos a CNE e o STAE, para que não venham distorcer mais este figurino que temos. Talvez até melhorar mais os resultados da oposição, porque é a parte mais lesada, visto que, os votos destes partidos foram desvalorizados. Apelar que não nos tragam mais problemas, porque podemos estar numa situação de um país governável ou ingovernável, isto pode trazer consequências mais graves no país, em termos da nossa democracia, ou pode provocar o maior número de abstenções nos próximos pleitos eleitorais”, apelou.

Refira-se que, CNE reúne esta manhã (29), em sessão plenária para apreciar e aprovar os resultados do apuramento nacional das V Eleições Presidenciais e Legislativas e das II das Assembleias Provinciais, e na quinta-feira, semana em curso, serão apresentados os resultados globais, caso estes sejam aprovados.