Internacional Egipto expulsa residentes junto a Gaza para criar zona de exclusão

Egipto expulsa residentes junto a Gaza para criar zona de exclusão

O Egipto começou na quarta-feira a demolir as casas situadas a menos de 500 metros da fronteira com Gaza, no nordeste da península do Sinai. O objectivo é criar uma zona de exclusão ao longo de 10 quilómetros, destruir os túneis ilegais para cruzar a fronteira e, com isso, tentar evitar o tráfico de armas e a circulação de eventuais terroristas.

Ao todo, cerca de 800 casas deverão ser demolidas, em especial na localidade de Rafah, e centenas de pessoas desalojadas. Jamal Salah reside em Rafah e diz ouvir “ explosões todos os dias perto da fronteira”. “Eles estão a expulsar os residentes que vivem desse lado. Estão a tentar criar uma zona deserta”, afirma.

A medida foi tomada depois de um atentado ocorrido sexta-feira nesta região e ter provocado a morte de mais de 30 soldados. O governo egípcio decretou o estado de emergência e o Presidente Abdelfatah al Sisi ordenou que os desalojados fossem compensados financeiramente “tão rápido quanto possível” e que lhes fossem garantidos todos os direitos cívicos e sociais.