Destaque Ébola: Número de mortos aproxima-se dos 4.900

Ébola: Número de mortos aproxima-se dos 4.900

Segundo o relatório do último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na última quarta-feira (22), a epidemia do Ébola já matou 4.877 pessoas, sobretudo em três países do oeste da África, nomeadamente Guiné, Serra Leoa e Libéria.

O relatório foi elaborado com dados colectados até 19 de Outubro e publicado em Genebra, na Suíça.

No total, a OMS contabilizou 9.936 casos da doença em sete países.

Desde a divulgação do balanço anterior, em 17 de Outubro, dois países foram considerados livres do Ébola: Senegal e Nigéria.

Além dos três países da África ocidental, os outros dois países afectados pela doença são os Estados Unidos da América e a Espanha.

Segundo a OMS, a epidemia afecta hoje todos os distritos da Serra Leoa. Na Libéria, todos, excepto um, são afectados.

Os casos, que permanecem subestimados, segundo a OMS, propagam-se, sobretudo, nas capitais, especialmente em Monrávia, a capital liberiana.

Funcionários da saúde continuam a pagar um alto preço por trabalhar no combate à doença, com centenas de casos e mortos.

A seguir, os números actualizados da epidemia do Ébola por país, divulgados pela OMS são:

Trés países particularmente afectados: Libéria, Guiné e Serra Leoa

A OMS decidiu dividir em dois grupos os países afectados pela epidemia.

O primeiro grupo é formado pelos três países mais castigados (Libéria, Serra Leoa e Guiné), e o segundo, por Estados Unidos e a Espanha.

A Nigéria e o Senegal acabam de ser retirados da lista de países afectados pela epidemia, depois de 42 dias sem registo de novos casos.

Nestes dois países, foram identificados 20 casos, sendo 8 mortais na Nigéria, e um caso no Senegal, de um estudante guineense, cuja cura foi anunciada pelas autoridades em 10 de Setembro.

A epidemia actual, a mais grave desde a identificação do vírus Ébola, em 1976, começou na Guiné no fim de Dezembro de 2013. Neste país, foram registados 1.540 casos, 904 deles mortais.

Fora da África

Nos Estados Unidos da América, duas enfermeiras foram infectadas num hospital do Texas onde um paciente liberiano, que retornou de uma viagem ao seu país, morreu de complicações da doença. Na Espanha, foi confirmado um caso, de uma auxiliar de enfermagem, que cuidou de dois missionários contaminados e repatriados em Madrid, onde faleceram em Agosto e Setembro. A enfermeira foi declarada curada da infecção.

Pessoal Sanitário na Linha de Frente

Os trabalhadores da saúde são particularmente afectados por esta epidemia, com 443 infecções e 244 mortos registados em todos os países.

Taxa de Mortalidade de 70%

A doença, também chamada febre hemorrágica do vírus Ébola, tem uma taxa de mortalidade de cerca de 70%, segundo um estudo da OMS.

A infecção ocorre por contacto directo com os fluídos corporais, sangue, líquidos biológicos ou secreções. O período de incubação varia de 2 a 21 dias. Um doente torna-se contagioso a partir do momento em que os sintomas se manifestam, o que não acontece no período de incubação do vírus.

Segundo a OMS, é possível afirmar que não há mais transmissão do Ébola em um país “42 dias após o último caso registado”.

SADC: Um caso diferente na República Democrática do Congo

Uma epidemia de Ébola foi identificada em outra região da África, em uma região remota do noroeste da República Democrática do Congo. O vírus é diferente daquele que afecta o Oeste do continente.