Desporto Desaire dos Mambas em Cabo-Verde

Desaire dos Mambas em Cabo-Verde

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique não foi para além de uma derrota por 0-1 diante da sua congénere de Cabo-Verde, no jogo da última quarta-feira (15), que teve lugar na cidade de Praia, a contar para o primeiro jogo da segunda volta rumo ao CAN-Marrocos 2015.

Os Tubarões azuis entraram com rigor de reivindicar a derrota por duas (2) bolas sem resposta, alcançada no Estádio da Machava, em Maputo, mas a turma moçambicana entrou com determinação e astúcia para controlar o jogo, esforço que resultou em fracasso, pois a tal atitude da qual se falava não foi demonstrada no campo.

Viu-se um jogo onde, mandaram os donos de casa, alias como se costuma dizer na gíria desportiva, “manda que joga em casa” e, parece que o jogo não fugiu da regra. De facto os donos do terreno comandaram desde o primeiro até, ao último minuto.

Pouco se viu de Moçambique, diferente daquele que jogou e brilhou no terreno das locomotivas da capital. Na verdade, foi um apagão sem igual, sem pedalada, sem pernas para andar.

Continuava a turma de casa a dominar, a procurar um espaço para pelo menos marcar um, levantando o público que lá esteve presente para apoiar os Tubarões.

De tantos contrataques feitos, a defensiva moçambicana respondia com satisfação, empurrando todas as bolas para longe da sua baliza e, bloqueando com sabedoria os esquemas tácticos. Os tubas não descansavam, pois tinham esperanças e recomeçavam os contra-ataques com sentimento de esperança.

Moçambique encostado na amuralha, Cabo-verde tomava a conta da revindicação. Após 70 minutos defendidos com rigor e teor, o cansaço tomou conta dos mambas, naquele momento o técnico cabo-verdiano, optou por lançar Hélder, camisola dez que, viria a causar estragos aos 79 minutos, era o 1-0 a favor dos donos de terreno.

Pano ao chão, acordam os mambas aos 80 minutos depois de sofrer o primeiro e único golo que, se registou na partida. Tentativas de empate morreram, esperança de 1 ponto desapareceu.

No final um cruzamento vindo da direita encontra a cabeça de Dário que remata forte para a mão de um defesa cabo-verdiano, que não foi considerado pelo arbitro malawiano.

Foi de certeza o último tento com um perigo a favor dos comandados por João Chissano. Aliás, houve uma substituição de Josemar por Isac que não resultou em nada. Mesmo com Sonito cansado, João Chissano optou por deixa-lo.

Naquele momento em que o técnico cabo-verdiano mandou dois reforços para se aproveitarem de algumas lacunas da defesa moçambicana, seria o tempo ideal para reforçar a defesa que já andava solta.

Apesar da derrota em Praia, Moçambique ainda sonha em chegar à fase final. Noutro jogo ainda do mesmo grupo F, a Selecção da Zâmbia humilhou o Níger por 3 bolas sem resposta, depois de um empate havido entre as duas selecções.

No que tange a classificação Cabo-verde lidera com 9 pontos, de seguida, Moçambique e Zâmbia com 5 pontos, mas os Mambas ocupam a segunda posição por causa do empate alcançado no terreno dos Chipolopolo. Por fim Níger isolada na última posição com apenas dois pontos.

No próximo jogo, a Selecção Nacional recebe Zâmbia, onde no caso de vitória pode se qualificar para a fase seguinte da qualificação.