Nacional Matola dispõe de autocarros próprios

Matola dispõe de autocarros próprios

Mais 20 autocarros de marca Ashok Leyland foram alocados, ontem na Matola, Província de Maputo para reforçar a sua frota, num investimento de cerca de 70 milhões de meticais.

A compra daqueles veículos de transporte de passageiros é um grande passo dado rumo à autonomia da  Empresa Municipal Transportes Públicos da Matola (ETM), pois não tinha transportes próprio já que operava apenas com os autocarros cedidos pela sua confrangera de Maputo, ligando apenas as duas cidades.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, no acto da entrega disse que  o transporte constitui   prioridade na sua governação,pois a solução de transporte naquele município é  crucial.

Acrescentou ainda que a frota vai minimizar de forma significativa o sofrimento a que os munícipes estavam sujeitos devido à falta de transporte, quer para ligar os bairros da Matola, assim como as duas cidades.

“Estes carros vão minimizar o crónico problema da falta de transporte para ligar diferentes pontos da Matola e para a cidade de Maputo. Temos consciência de que não resolvem o problema, mas este é o primeiro sinal”, disse Cossa.

Os veículos adquiridos  vão ligar bairros de expansão da Matola com rotas Infulene/Matola-Gare, Cidade da Matola/Nkobe, Machava/Patrice Lumumba, entre outros, e vão igualmente fazer rotas para a cidade de Maputo.

Por seu turno, João Castanheira, Presidente do Conselho de Administração da ETM, disse que esta é a primeira aquisição da firma e foi financiada pelo Governo Central através do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC), no âmbito do reforço das empresas públicas de transporte de passageiros.

Adiantou Castanheira que serão formados alguns técnicos da ETM  pela empresa fornecedora para garantir a manutenção dos veículos de modo a  garantir a durabilidade dos mesmos.

“Existe um plano de formação dos técnicos da nossa empresa de modo a garantir a assistência dos carros. O fornecedor garantiu-nos ainda o fornecimento de peças sobressalentes”, disse João Castanheira.

Entretanto, quando foram criadas as duas empresas o Governo determinou que 65 por cento da frota da extinta Transportes Públicos de Maputo (TPM) devia passar para a empresa municipal da capital (EMTPM) e 35 por cento cedida à Matola. (Jornal Notícias )

Na altura a então empresa pública era detentora de 240 autocarros, sendo que 75 viaturas ficaram para a empresa da Matola. Destas apenas 18 estavam operacionais. Aliás, dos disponíveis alguns funcionavam com dificuldades, daí que a companhia decidiu adquirir novos meios.