Nacional ENH,UEM e TECNIP parceiros de formação

ENH,UEM e TECNIP parceiros de formação

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a Tecnip e a Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram nesta quinta-feira, (18) em Maputo, três memorando de entendimento que visa a formação e transferências de tecnologias para técnicos Moçambicanos que terá a duração de  três meses e meio.

O primeiro  memorando foi assinado pelas empresas ENH e a Tecnip, que tem como base o treino de transferências de tecnologias, o segundo e o terceiro que visa a Educação em Petróleo e Gás e Criação de centros de Engenheiros em Moçambique respectivamente. Os mesmos foram assinados pelas três instituições envolvidas.

Na ocasião, o Presidente de Conselho de Administração (PCA) da  ENH, Nelson Ocuane disse que os documentos ora assinados são uma mais-valia para o país, pois reforça a formação de quadros ligados a áreas de tecnologias, uma vez que Moçambique nos últimos tempos tem registados descobertas de recursos minerais e, o mesmo  abre uma oportunidade de educação e formação permitindo desse modo que os moçambicanos estejam por dentro das descobertas.

Por seu turno, o Director da Faculdade de Engenharia da UEM, Alberto Tsambe, referiu que o acordo ora assinado apesar de ser de curta duração é um sinal positivo pois, é um compromisso que a instituição fez de modo que o país prossiga com segurança na formação de técnicos Moçambicanos  com capacidade suficiente para que possam estar a par das novas descobertas de gás. e o mesmo enquadra-se no quadro de capacidade de institucional dos Moçambicanos.

Em seguida a representante da Ministra de Recursos Minerais, Marta Pecado disse que com as recentes descobertas de recursos minerais  em Moçambique há necessidade de formar quadros genuinamente Moçambicanos, que respondam a demanda, para que num futuro breve possamos testemunhar a existências de vários quadros nacionais ligados a área.

No encontro a ENH e Tecnip fizeram a oferta de um cheque de 10.000 euros correspondentes a  400.000 meticais para a UEM de modo a dinamizar a formação dos técnicos.