Internacional Candidatos a combatentes e refugiados cruzam-se na fronteira entre Túrquia e Síria

Candidatos a combatentes e refugiados cruzam-se na fronteira entre Túrquia e Síria

Curdos da Túrquia tentam passar a fronteira para lutar contra o Estado Islâmico na Síria, enquanto milhares de membros da mesma comunidade étnica fogem dos combates no sentido contrário.

Entre os refugiados sírios, também há quem tente voltar agora ao país, respondendo ao apelo dos líderes curdos para combater os jihadistas, vendendo nomeadamente gado e outras posses para comprar armas.

Do outro lado da fronteira, curdos da Síria tentam repelir o avanço dos insurgentes do Estado Islâmico nos arredores da cidade de Ayn al-Arab. Nos últimos dias, os jihadistas tomaram o controlo de 60 localidades no norte da Síria, encontrando-se agora às portas da Turquia.

O avanço dos combatentes do Estado Islâmico provocou um êxodo em massa para o país vizinho. O território turco viu chegar nos últimos dias mais de 130 mil sírios, na maioria curdos, e as autoridades penam para dar resposta ao número crescente de refugiados. Ainda assim, o governo de Ancara garantiu que tomou “todas as medidas necessárias caso se mantenha o fluxo de deslocados”.