Sociedade Criminalidade Acidentes de viação continuam a ceifar vidas no país

Acidentes de viação continuam a ceifar vidas no país

32 Pessoas morreram em todo país, na semana finda, na sequência de 51 acidentes contra 50 de igual período do ano passado.

Falando nesta terça-feira, no habitual briffing semanal, o porta-voz do Comando Geral, Pedro Cossa disse que na semana de 23 a 29 de Agosto foram registados no país 51 acidentes de viação, dos quais resultaram em 32 mortos, 33 feridos graves e 68 feridos ligeiros. Os acidentes foram 24 de tipo atropelamento, 08 choques entre carros, 14 despiste seguido de capotamento e 06 choque carro e moto.

Referiu que as possíveis causas dos acidentes foram excesso de velocidade aliado ao consumo de bebidas alcoólicas e má travessia de peões. E os seus protagonistas foram maioritariamente jovens do sexo masculino.

Na ocasião, Cossa trouxe a situação criminal do país, onde no mesmo período houve 119 casos de crimes contra os 127 do igual período do ano passado, na qual 65 foram contra propriedade, 46 contra a vida, e seis contra a ordem e segurança pública.

E ainda a Polícia da Republica de Moçambique em conexão com a Polícia de Transito fiscalizou 33.157 viaturas em todo país e foram passadas 6.107 multas por diversas violações, 83 veículos apreendidos    por diversas irregularidades e 98 carta apreendidas pois os automobilistas estavam em estado de embriagues e  dois indivíduos detidos por condução ilegal.

Na sequência, no Aeroporto Internacional de Maputo, no dia 26 de Agosto foram detidos três Bengalês, provenientes da Etiópia, num voo etíope que tinham na sua posse vistos falsos. No entanto foram detidos e repatriados 19 emigrantes ilegais dos quais 17 Paquistaneses e três Bengalês.

Portanto, foram detidos no mesmo período 1.685 indivíduos, sendo que 1.511 por violação de fronteira e 111 prática de delito comum e foram repatriados da vizinha África do Sul, l.611 Moçambicanos dos quais, 565 homens, 29 mulheres e 17 menores.