Nacional Maria da Luz Guebuza em Atlanta para participar da VI Conferência Anual...

Maria da Luz Guebuza em Atlanta para participar da VI Conferência Anual das Mulheres Africanas na Liderança

A Primeira-dama da República de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, encontra-se nos Estados Unidos de América para participar da 6ª Conferência Anual das Mulheres Africanas na Liderança a ter lugar em Atlanta de 21 a 23 de Agosto.

Maria da Luz Guebuza pretende transmitir experiências de lutas e conquistas as participantes.

Nesta reunião, Moçambique não só vai partilhar os conhecimentos e os êxitos alcançados, mas também buscar experiências e boas práticas de outras proeminentes figuras em matérias de assistência social.

Falando aos microfones da Rádio Moçambique, em Atlanta, a directora do Gabinete da esposa do Chefe de Estado moçambicano, Flávia Cuereneia, disse que da Luz Guebuza pretende mostrar ao mundo que a causa pela qual tem estado a lutar em Moçambique pode ser ganha com o envolvimento de todos.

“Vão ser experiências de luta e de participação, vão ser experiências de conquistas diárias, conquistas de retorno do trabalho da Primeira-dama. Porque a maior satisfação não é quando agente vai e fala e faz advocacia junto à população, a maior satisfação é quando as pessoas vêm dizer mamã naquele dia quando veio e falou do cancro eu a seguir já fui fazer o teste, eu agora já estou a cuidar-me.

Cada vez que a gente vê que se constrói mais um internato que vai permitir que mais raparigas permaneçam na escola. São todas essas experiencias que nós vamos transmitir e dizermos que no nosso país a mulher tem um papel a dizer, a mulher é reconhecida, a mulher trabalha e a mulher ocupa os diferentes órgãos de decisão no nosso país”, disse Cuereneia.

Durante os quase 10 anos do mandato do seu esposo, Maria da Luz Guebuza desdobrou-se na busca de apoio e de recursos para apetrechar o Serviço Nacional de Saúde, concretamente da vacina para o combate aos cancros.

Destacam-se entre várias campanhas que da Luz liderou destacam-se o movimento global contra novas infecções por HIV-SIDA, cancros do colo do útero, da mama e da próstata, malária e promoção do planeamento familiar.

Além de participar e presidir a 6ª Conferencia Anual da Organização das Mulheres Africanas na Liderança, Maria da Luz Guebuza visita hoje o Centro de Controlo de Doenças cujo objectivo é angariar recursos para Moçambique.

Maria da Luz Guebuza visitará o Senado do Estado da Geórgia onde vai interagir com a Senadora Donzella James, activista dos direitos das mulheres

O evento contará com a presença de figuras como a Primeira-dama do Estado da Georgia, Sandra Deal, das Senadora da Geórgia, Donzella James, e do Fundador da AWLO, Alisha Attai.