Internacional Iraque: Curdos reconquistam terrenos dos jihadistas

Iraque: Curdos reconquistam terrenos dos jihadistas

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

As forças crudas, apoiadas pela força aérea norte-americana, conseguiram ganhar algum terreno aos guerrilheiros do Estado Islâmico nos arredores de Erbil, a capital da região autónoma curda do Iraque.

 A quarta maior cidade do país tem estado ameaçada e foi o destino de muitos refugiados, em particular cristãos iraquianos.

 “Os bombardeamentos norte-americanos ajudaram-nos bastante e reforçaram a nossa moral. Mas eles, os pilotos, têm ordens para não atingir zonas residenciais e urbanas, incluindo pontes, estradas e aldeias, por isso os terroristas também mudaram de táctica. Nós também, mudámos, e se Deus quiser, vamos atingi-los com força”, avança o comandante curdo, Sirwan Saber Barzani.

Por seu lado, as tropas iraquianas lançaram uma ofensiva sobre a cidade de Tikrit, a pouco mais de 100 quilómetros de Bagdade. No entanto, foram obrigadas a interromper a operação, pois foram alvo de fogo cerrado de metralhadoras e tiros de morteiro, num terreno minado e protegido para atiradores furtivos.

 Movimentações militares, depois dos curdos terem conseguido reconquistar aos jihadistas a importante barragem de Mossul.