Politica Renamo já entregou registo criminal de Afonso Dlhakama

Renamo já entregou registo criminal de Afonso Dlhakama

A Renamo, maior partido da oposição, entregou hoje, em sede do Conselho Constitucional (CC), órgão de soberania, a certidão do registo criminal do seu líder, Afonso Dhlakama, que formaliza a sua candidatura para as eleições de Outubro próximo, em Moçambique.

 Assim sendo, espera-se que dentro dias, tendo em conta que a campanha eleitoral inicia em Setembro próximo, o líder da Renamo saia das matas de Gorongosa para a realização da mesma.

 Falando à imprensa minutos depois da formalização da candidatura de Dhlakama, o representante da Renamo, André Magibire disse que o seu partido cumpriu com todos os procedimentos legais.

 “A Renamo já entregou o documento que estava em falta. Não importa como foi tratado o documento. Foram seguidos todos passos legais. Assim há garantia da participação do nosso presidente para as eleições de 15 de Outubro”, disse Magibire respondendo a jornalistas sobre como foi tratada a certidão.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Constitucional Hermenegildo Gamito disse que este é último documento que faltava para considerar formalizada a candidatura do líder da Renamo

“O registo criminal completa todos os requisitos para que a candidatura de Dhlakama pela Renamo não fosse chumbada pelo Conselho Constitucional”,disse.

 O líder da Renamo que se encontra nas matas de Gorongosa manifestou, recentemente, o seu interesse de participar nas eleições gerais.

 A formalização total da candidatura do candidato da Renamo decorre num dia em que termina o processo da entrega das candidaturas dos partidos políticos e grupos de eleitores inscritos para participarem nas eleições gerais a 15 de Outubro próximo.