Economia Empresários moçambicanos e Japoneses reúnem-se em diálogo de alto nível

Empresários moçambicanos e Japoneses reúnem-se em diálogo de alto nível

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Os governos de Moçambique e do Japão reuniram-se ontem , em Maputo, em Diálogo Político de Alto – Nível destinado a reforçar a cooperação bilateral entre os dois países.

No encontro, os dois governos fizeram -se representar pelos vice – ministros dos negócios estrangeiros e cooperação, Eduardo Koloma e Nório Mitsuya, respectivamente.

Falando à imprensa momentos  após  o término do encontro, Eduardo Koloma disse tratar -se de uma delegação especial que está em Moçambique no âmbito do diálogo Político de Alto – Nível que busca melhores mecanismos de promoção da cooperação.

“Nós esperamos que o diálogo vai impulsionar a cooperação em vários domínios, uma vez que Moçambique coopera com o Japão em praticamente todas as áreas vitais para o desenvolvimento do país, afirmou Koloma”, disse.

Ele destacou a área da Agricultura, a base do desenvolvimento do país, dando como exemplo o ProSavana, um projecto de desenvolvimento de savanas tropicais em implementação no país e que envolve, para além de Moçambique e o próprio Japão, o Brasil.

O diplomata moçambicano falou ainda de outros projectos financiados pelo Japão no corredor de Nacala, incluindo a reabilitação do porto de águas profundas de Nacala Porto, Norte de Moçambique.

O presente diálogo visa, ainda, impulsionar o compromisso feito pelo Primeiro-Ministro daquele país asiático, Shinzo Abe, durante a visita que efectuou a Moçambique, nos princípios deste ano, caso da concretização das 300 bolsas de estudo oferecidas pelo Japão.